um Natal estupendo,
um 2009 fantástico, ainda mais do que 2008 o foi,
com muitas caminhadas,
com aqueles desejos concretizados,
enfim: com felicidade...
Os nossos pés andam por aí... À deriva... Em segurança...
Aníbal, nome de general romano e de um exemplo de guerrilheiro da utopia, numa geração escrita por Pepetela. Pensou, um dia, já distante de 2008:
Aprendimos a quererte 
Não podia deixar de existir este post: O Prémio Nobel da Paz de 2008 foi atribuído ao antigo presidente finlandês Martti Ahtisaari, pela sua mediação importante em alguns casos problemáticos do nosso mundo, como a independência de um dos mais bonitos países de África, a Namíbia.
Em exclusivo mundial (assim o disseram), a SIC revelou que Israel está a desenvolver um plano para chegar a um entendimento com o Estado-a-ser palestiniano. Poderá significar o fim de um clima de terror permanente, de mortes sucessivas e de todas aquelas imagens desgraçadas que associamos a este longo conflito. Oxalá nenhum radical de ambos os lados boicote um possível entendimento. Inclusive, Israel está disposto a abdicar de territórios agrícolas, e isto para mim constitui uma boa nova. Mais uma oportunidade ou apenas mais uma esperança, como tantas outras?
Na vida tudo é mudança, já dizia o nosso Camões num dos seus mais conhecidos sonetos. Olá, Outono! Bem-vindo! Mais um ciclo que inicia e se adivinha muito bom.
Celebra-se hoje em Angola (quando já são conhecidos os resultados finais das eleições legislativas decorrentes no passado 5 de Setembro) o Dia do Herói Nacional.
Resolvi fazer um post com algumas das interrogações que me invadiram nos últimos tempos por causa de notícias variadas, da vida política, da vida escolar e da ciência (exacta, pois claro...).
Quase diariamente leio notícias de Angola. Umas dão conta do crescimento económico, outras alertam para os perigos da petróleo-dependência da economia angolana, algumas relatam o que se vai passando na cultura e muitas mais na vida política desse país quase em eleições.
Para os nossos pézinhos, o próximo fim-de-semana vai ser de músicas do mundo (em Porto Covo). Vamos começar por ouvir NAIFA (Portugal), a seguir HERMÍNIA (Cabo Verde) e a sexta-feira finalizará com HAZMAT MODINE (EUA). No sábado vamos bailar ao som de FLAT EARTH SOCIETY meets JIMI TENOR (Bélgica/Finlândia), THE LAST POETS (EUA) e termina com ENZO AVITABILE & BOTTARI (Itália) ... são os senhores dos barris... E tudo isto à beira da praia! uhmmm!
A sul do Sahara, antes do contacto sistemático com os europeus, os pés percorriam longas distâncias em caravanas comerciais que mercavam uma série de produtos.
"Esta foto lembra-me da importância de tentar sempre ver as coisas sob diferentes perspectivas, mesmo que seja preciso virá-las de pernas para o ar" in http://tempodeviajar.blogspot.com/2007/02/perfil-do-viajante.html
O desporto do pé na bola teve ontem uma boa exibição, com a Espanha a levar a melhor sobre a Alemanha no campeonato europeu. Fiquei contente.Xavi Hernandez foi eleito o melhor jogador do Euro 2008, mas a minha preferência, no que toca aos hermanos, vai para o senhor da foto, Iker Casillas, que jogou bem com as preciosas mãos.

Uma sugestão para pôr os pés no país hermano é ir até Zaragoza, visitar a Expo 2008, que começou ainda agora.

Para melhorar as condições deste ponto azul visto da lua, por onde os nossos pés andam, celebra-se hoje o Dia Mundial do Ambiente. A frase desta edição de 2008 é "Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono". Nesta mudança de hábitos, a palavra de ordem é "reciclar". Pena que no concelho que acolhe os meus pés não se faça a reciclagem de embalagens. É o único no país nestas condições, ouvi dizer...

O meu pezinho andou pelo região ultraperiférica das Canárias, em concreto na Gran, onde se situa Las Palmas e a casa desta foto, pertencente ao navegador Colombo, cuja nacionalidade ainda é uma incógnita...
Quem estiver interessado em passar por lá, siga as dicas dadas pelo sítio oficial das Aldeias do Xisto http://www.aldeiasdoxisto.pt/