17 setembro 2008

Heróis

Celebra-se hoje em Angola (quando já são conhecidos os resultados finais das eleições legislativas decorrentes no passado 5 de Setembro) o Dia do Herói Nacional.
Foi a 17 de Setembro de 1922 que Agostinho Neto nasceu. A figura do primeiro Presidente da República Popular de Angola é, assim, a figura central deste dia. Dei uma espreitadela à imprensa angolana de hoje e Neto está em grande destaque.
Só uma pergunta: e os outros heróis nacionais? Ainda que o Pai da Nação, como também é conhecido, simbolize esta data, creio que serão de lembrar com igual destaque figuras como Hoji Ya Henda, Mário Pinto de Andrade, Imortal (já desaparecidos, porque dos vivos não trato agora) e tantos outros que desempenharam os seus papéis na conquista da liberdade deste país. Ou então há que mudar o nome desta data. Agostinho Neto, pelo que representou para Angola, metaforiza-os, mas sem que os heróis se excluam.

1 comentário:

Victor Amorim Guerra disse...

Gostei da pergunta que fizeste sobre onde estão os outros heróis de Angola!
Envio-te o link de um texto que escrevi no Recanto das Leituras e publiquei no meu blog http://foradebenguela.blogspot.com
Pode ser que te ajude a encontrar parte da resposta à pergunta.

http://recantodasletras.uol.com.br/contoscotidianos/1288956

Sou fã do teu blog!
Abraços de Angola