09 setembro 2008

Mais surpresas neste mundo

Resolvi fazer um post com algumas das interrogações que me invadiram nos últimos tempos por causa de notícias variadas, da vida política, da vida escolar e da ciência (exacta, pois claro...).
A ciência (exacta, repito): cientistas descobriram que os homens têm um gene ou uma variação genética que os impede de ser monogâmicos. Então e as mulheres? Não terão igualmente uma justificação criteriosa e científica para a impossibilidade de se manterem fiéis a um parceiro? Nem vou adiantar-me em considerações de índole social e de convenções impostas em determinados lugares, ou invocar estudos em animais de laboratório para justificar estas conclusões, porque há fêmeas de espécies de bichinhos que são poligâmicas... Discriminação com base no género?
Vamos a outra: hoje sabemos que as taxas de repetição de ano nas escolas portuguesas é a mais baixa da última década! Uau! É muito bom visto assim. Mas quem sabe do que se passa nas escolas e das exigências em passar os alunos, pode ficar preocupado. Eu estou apenas com um ponto de interrogação.
Por fim, a minha querida Angola. "A Vitória É Certa": já o MPLA proclamava aquando da luta de libertação. Eu previa que o MPLA ganhasse as eleições que decorreram no passado dia 5 (e 6 em algumas assembleias), mas confesso a minha surpresa ao ver que foi por uma margem tão grande. Este é o ponto de interrogação mais pequeno deste post, porque acredito com firmeza num futuro sorridente!

Sem comentários: