03 julho 2007

Meu Pé de Laranja Lima


Este é o título de um romance brasileiro vocacionado para um público infantil e juvenil, ainda que tristonho, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado em 1968.

Nele lemos a história do “pequeno” (como agora está na moda dizer-se por aí…) Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa, com mãe operária, pai desempregado e uma série de filhos, que cuidavam uns dos outros.

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas e, claro, bem traquinas, que lhe eram recompensadas com castigos e repreensões. Com falta do carinho de que precisava, Zezé acabou por encontrar no quintal da sua nova casa uma pequena árvore com a qual desabafava e conversava (onde pensam que a Floribela vai buscar inspiração?).

Segundo os críticos das literaturas, que andam sempre à cata de interpretações, é um romance que nos transmite algumas lições de vida, especialmente sobre as atitudes de todos nós, seres humanos, perante determinadas situações.

Confesso que li este livro quando tinha 8 ou 9 anos. E não achei grande piada. Se calhar era demasiado nova para compreender as ramificações da laranja lima. Mas fiquei-me com o pé!

1 comentário:

"O Padrinho" disse...

Já não foi mau ficares com o pé...

Por falar em pés nas minhas deambulações blogoesféricas encontrei aqui um link que vos pode interessar para um post.

http://www.myfootprint.org/

Não precisam de agradecer. :)