27 julho 2007

Férias de Pézinho de Lã

Elegi a Holanda como destino de uma parcela das minhas férias estivais.

De modo invariável, e após os devidos ritos matinais, descia as escadas que só voltava a encontrar muitas horas depois

Em Amesterdão, os canais que caracterizam a cidade fizeram-me andar em círculos, sempre em busca de mais semelhanças entre as ruas e as casas.


Quebrei esta sensação em Haia (que descobri ser Den Haag em holandês, ou flamengo ou neerlandês ou país-baixês!).


Para ser compreendida, falo em termos arquitectónicos e de mais nenhum outro campo. Aí, a Holanda é de facto bem heterogénea: as drogas ditas leves circulam livremente entre fiéis de diversas religiões; a prostituição é legal e pode ser apreciada por qualquer pessoa no Red Light District; os peões partilham as vias com os automóveis, os trams e, claro, as inevitáveis bicicletas!

Além de ter gostado imenso da semana que passei nas terras mais a norte onde alguma vez estive, fiz uma descoberta sobre mim, que tenho de partilhar: os meus pés são essencialmente mediterrânicos!

24 julho 2007

Pés cansados

Após uma belas férias a caminhar pelas ruas de Amesterdão, Den Haag e Zanse-Schans, os meus pés cansaram-se.

Hoje vou tratar deles.

19 julho 2007

Uns novos pés juntaram-se a nós: BEM VINDO JOSÉ EDUARDO!!!!

E porque todos os pés merecem ser bem tratados ...


Aqui fica a divulgação do
II Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Podologia


As mulheres preocupam-se mais do que os homens, mas em geral os portugueses têm pouco cuidado com os pés, diz um estudo baseado num rastreio nacional

Parte dos problemas começa nos sapatos. Devem ter um tamanho adequado e os saltos não devem ser muito altos a O primeiro estudo para saber como é a saúde dos pés dos portugueses concluiu que os problemas mais frequentes são as infecções por fungos, os calos e as calosidades. Vai ser apresentado no II Congresso Nacional de Podologia, amanhã e no sábado, na Póvoa do Varzim.

(...)

Outra coisa que o estudo concluiu foi que as mulheres se preocupam mais com os pés do que os homens, pelo menos tendo em conta quem decidiu participar no rastreio: elas constituíram 73 por cento da amostra, eles os restantes 27 por cento. Uma explicação para tal facto pode estar na época do ano: "O Verão é a altura em que os portugueses se lembram da saúde dos pés. Por uma questão de estética, as mulheres têm uma maior preocupação com os pés, porque usam mais regularmente sapatos abertos", diz Manuel Portela, docente no Instituto Politécnico de Saúde do Norte, em Paredes e Vila Nova de Famalicão. "Os portugueses têm pouco cuidado com os pés e este estudo demonstra isso. Não têm noção de que uma unha com alteração da textura e da cor, mesmo que não provoque dor, é uma unha com uma patologia", acrescenta o podologista. "Também não sabem a quem recorrer: se ao clínico geral, se ao dermatologista... Não são problemas de estética do pé, são mesmo patologias e deviam ser tratadas pelo podologista."

(...)

Uma parte dos problemas começa nos sapatos. "Os portugueses preocupam-se mais com a estética do calçado do que com o conforto. Mas o calçado é uma fonte importante de patologias dos pés, nomeadamente as calosidades. Devemos escolher sapatos adequados ao pé, em comprimento e largura." Os saltos ideais, esses, devem ter três a quatro centímetros para elas e um a dois para eles.

Fonte: www.publico.clix.pt

12 julho 2007

Pés Electrizantes ...

Vai ser hoje à noite na Estação de Comboios do Rossio em Lisboa e no Coliseu ...e só é permitida a entrada de pés com muita energia!!!

Tiga, Fischerspooner e Air são alguns dos nomes inscritos no cartaz do Dance Station, desfile de música electrónica que passa hoje por Lisboa. Um dos palcos escolhidos para o evento é a Estação do Rossio que acolhe, entre outras, a actuação dos Chemical Brothers.

"Este é um evento muito especial, a grande festa de música electrónica a decorrer este ano", revelou Álvaro Covões, da Everything is New, promotora do Dance Station, ao DN. "Teremos dois programas distintos. Um, na Estação do Rossio, é feito sobretudo de DJ em live act e termina com a actuação dos Chemical Bro- thers. O outro tem concertos ao vivo com várias bandas, no Coliseu." Cada um dos espaços tem um cartaz independente mas é possível adquirir um ingresso que permite a entrada nos dois locais. "Três mil pessoas vão poder circular à vontade entre os dois recintos. Planeámos vender só dois mil destes bilhetes especiais mas a procura foi tanta que aumentámos o números de ingressos", revelou Álvaro Covões. Tanto no Coliseu dos Recreios como na Estação do Rossio, cada portador de bilhete "duplo" recebe uma pulseira que permite a circulação entre os dois recintos. "A distância entre a Estação e o Coliseu é bastante curta. É uma boa forma de trazer algo mais ao centro da cidade sem ser a política que tem marcado forte presença nos últimos dias."

Entre os objectivos da Every- thing is New está também a criação de uma "dinâmica interessante", que possa servir de exemplo para uma "nova vida no centro da cidade, que tem andado tão moribundo nos últimos tempos. Não fossem os espectáculos no Coliseu ou no Politeama e a vida cultural no centro da capital seria praticamente inexistente. Talvez seja positivo até para lembrar o próximo presidente da Câmara, seja ele quem for, que é preciso estar atento ao centro da cidade."

Os bilhetes para o Dance Station estão à venda nos locais habituais e no site www.umanoiteduasparagens.com

in Diário de Notícias

Pés condenados

Espreitem este vídeo da Amnistia Internacional. Demora pouco mais de 2 minutos e podemos assistir ao poder de uma assinatura.


http://www.youtube.com/watch?v=QCWClsk0u5g

Pegada Ecológica

Ora aqui está uma dica de aconselhamento para compras amigas do ambiente e não só ...
O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line, que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia que consomem energia: desde electrodomésticos e lâmpadas, a automóveis.
O critério de selecção fundamental é a eficiência energética dos mesmos. É também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, ambiente e o nível de qualidade dos mesmos.
Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que têm um papel no combate às alterações climáticas, e que cada um pode fazer melhorar o seu desempenho ambiental. É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

http://www.topten.pt/

Mais um pé de futebol (e de humor)

Já cá temos o Miguel Veloso, jogador do grande Sporting... Agora é a vez de um vermelhusco, o Pedro Mantorras.

Ao ler a edição online de hoje do Jornal de Angola, vejo a seguinte notícia:

Pedro Mantorras vai lançar no próximo dia 22 de Julho, à hora do almoço, uma biografia autorizada que promete polémica ao revisitar toda a sua carreira no Sport Lisboa e Benfica. De acordo com o que Maisfutebol apurou, Mantorras fará revelações nomeadamente sobre a lesão no joelho direito que o manteve afastado dos relvados durante dois anos. Escrito pelo jornalista da TVI José Gabriel Quaresma e editado pela “Primebooks”, “Livro directo”, assim se chama a obra, terá depoimentos de diversas figuras do futebol português. José Mourinho, Luís Figo e Vítor Baía são algumas das pessoas que contam estórias de Pedro Mantorras. Maisfutebol revela em primeira mão a capa do “Livro directo”, com lançamento previsto para a livraria Fnac do Almada Forum.

E os meus pés riram...

Vamos pôr os pés a dançar

Como a época das festas populares e dos arraiais ainda não terminou (se é que alguma vez termina...), vamos lá pôr os pés a mexer ao som da boa música portuguesa

http://www.youtube.com/watch?v=KSTOpHos0co

11 julho 2007

Pés turistas

Ponham os vossos olhos a espreitar
alguns sítios onde pés conhecidos vão andar
e já não há muito tempo a faltar:

http://www.amsterdamtourist.nl/

Boas caminhadas!


Nota: Um terceto que nada deve a uma quadra do António Aleixo...

Dia Mundial da População .... e cada vez menos pés em Portugal!


Em 2006 nasceram menos 4100 bebés que no ano anterior

São os valores mais baixos alguma vez registados nas estatísticas disponíveis: em 2006 nasceram em Portugal 105.351 bebés, menos 4106 que no ano anterior; e o número médio de filhos por mulher em idade fértil caiu de 1,41 para 1,36.
Os indicadores demográficos foram actualizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a propósito do Dia Mundial da População, que é hoje. O número de nascimentos, provisório no que se refere a 2006, consta já das estatísticas do Eurostat. Os dados relativos ao último ano só vêm acentuar tendências dominantes ao longo dos últimos 20.O período entre 1987 e 2006 caracteriza-se, resume o INE, pelo decréscimo da taxa de natalidade (o número de nados-vivos por mil habitantes desce de 12,2 para 10) e por um adiamento da maternidade, a acompanhar o declínio da fecundidade. As portuguesas têm menos filhos e mais tarde.


No geral, a descida do número de médio de filhos por mulher (índice sintético de fecundidade) para valores abaixo dos 1,41 afasta ainda mais Portugal da média europeia (1,52 em 2005). "A fecundidade em Portugal é uma das mais baixas do mundo", comenta o presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Mário Leston Bandeira. É uma tendência estrutural e está a agravar-se. O país figura já entre "os sete países mais envelhecidos do mundo", recorda o demógrafo. Segundo a ONU, o mundo terá hoje 6,7 mil milhões de pessoas; cerca de 420 milhões terão mais de 65 anos.O que aconteceu em 2006 aproxima Portugal do cenário mais pessimista ponderado pelo INE nas suas projecções. Em 2050, o país terá perdido quase um quarto da sua população, passando para 7,5 milhões. Esta projecção tem como base, entre outros factores, uma fecundidade de 1,30 crianças por mulher. O cenário considerado como mais provável - chegar a 2050 com 9,3 milhões - fixa aquele índice em 1,70.

A quebra nos nascimentos em 2006, diz o demógrafo, é sintoma de uma conjuntura de crise: "A situação das famílias portuguesas agravou-se. Hoje em dia ter um filho é quase um acto de heroísmo."O movimento de quebra tem sido lento e a tendência pode ser reinvertida, lembra Ana Fernandes. Aconteceu em França (no ano passado, garantiu duas crianças por mulher), está a acontecer na Suécia (1,77). E poderá acontecer em Espanha se o pacote de medidas de apoio à mulher e à natalidade recentemente aprovado for levado por diante.Ambos os investigadores estão convictos de que a redução ou o aumento da natalidade é também uma questão de política (s). Leston Bandeira aponta o dedo: "Portugal é um pequeno país sem ambições, que não trata de si próprio. É um país em declínio e sem perspectivas de que este possa ser travado. Em demografia as coisas não perdoam. Os quatro mil bebés que nasceram a menos no ano passado vão fazer falta."

www.publico.clix.pt


Como é que é possível não existirem medidas de incentivo à natalidade em Portugal????? Porque é que não existe pensamento e medidas estratégicas por parte do Governo??? Abre a pestana Sócrates.

Ainda por terras de África

Quem me conhece sabe que tenho a mania de ser engraçadita...
Isto era só a introdução para o que se segue: um dos escritores que mais leio é de Angola, nascido em Benguela, e com uma série de livros já publicados entre nós na Dom Quixote (passe a publicidade). Os seus romances são bons e lêem-se com muito prazer: Jaime Bunda, Agente Secreto, A Gloriosa Família, Lueji, Yaka, A Geração da Utopia, etc...
O seu nome? "Pé", "pé", "tela"!!

Independências africanas

No dia 11 de Julho de 1960, alguns países africanos declararam-se oficialmente independentes: o Benim, o Níger e, claro, o Burkina Faso, um dos destinos de eleição futura do Pézinho de Lã.

Diferenças entre pés


09 julho 2007

Há pés com sorte...

No passado sábado, com os pés bem calçados, vendaram-me os olhos e levaram-me para uma festa em que (quase) tudo lembrava África... A música, as roupas, a diversidade de pés coloridos, o churrasco, o bom convívio, o calor! Havia pés mais velhos e outros mais novos. Havia uns mais do norte e outros mais do sul. Havia uns mais da aldeia e outros mais urbanos. Havia uns mais dançantes e outros mais esticados. Uns mais sóbrios e outros tequillados e caipirados...

Foi uma festa de aniversário cheia de boas surpresas. Foi a melhor forma de entrar na terceira década de pés sempre a fazer a vida.

Obrigada à organização! Obrigada aos amigos!
Gala em Lisboa para ajudar os olhos dos moçambicanos

09.07.2007 in público
“Com 600 euros, é possível ajudar quatro pessoas a recuperar a visão, num país que vive há muito o flagelo da pobreza.
Procuram-se mecenas para ajudar os moçambicanos a não ficar cegos. Quem quiser contribuir, pode reservar lugar numa gala de solidariedade em Lisboa, a 16 de Novembro, com jantar incluído. Um só lugar fica por 600 euros, uma mesa inteira por 6000 euros, podendo optar-se por vários lugares e mesas. O dinheiro recolhido nessa gala, no Centro Cultural de Belém, destinar-se-á às actividades que a Fundação Olhos do Mundo desenvolve em Moçambique desde 2002. Esta fundação espanhola, criada em 2001, diz que o dinheiro servirá para apoiar o Hospital Central de Maputo, o Hospital Provincial de Inhambane e o Programa Nacional de Oftalmologia moçambicano, que levará ajuda a outras zonas daquele país. Com 600 euros, é possível ajudar quatro pessoas a recuperar a visão, num país onde quase 40 por cento dos 19 milhões de habitantes vive com menos de um euro por dia e a esperança de vida é de 38 anos, sublinha a fundação espanhola.
"É um país que é preciso ajudar. No índice de desenvolvimento humano, está na posição 168, em 177 países do mundo", diz a oftalmologista portuguesa Lurdana Gomes, do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que colabora nas actividades da Fundação Olhos do Mundo em Moçambique. "É chocante que tantas pessoas tenham baixa visão ou cegueira por cataratas, que é uma coisa que tem solução."
"A oftalmologia vive muito à volta de equipamento, extremamente caro, para além de que, em Moçambique, às vezes, paga-se tanto de alfândega como de equipamento. É preciso angariar fundos", apela Lurdana Gomes.
As actividades em Moçambique contam com o apoio das fundações Gulbenkian e Champalimaud. Bolívia, Sara Ocidental e Palestina são outros locais onde a fundação espanhola actua.”

Para quem quiser conhecer outras actividades desta associação e, ajudar através de outros meios, pode consultar o site: http://www.ojosdelmundo.org
Nova marca Remade in Portugal valoriza uso de materiais recicláveis

Quinze profissionais portugueses - entre arquitectos, designers e estilistas - são os autores das primeiras peças de uma marca destinada a fomentar a utilização de materiais recicláveis: a Remade in Portugal.

A marca, que nasceu em Itália e já existe também na Argentina e Brasil, será oficialmente lançada hoje em Portugal. A utilização de materiais reciclados em novos produtos não é nova. O que a Remade in Portugal propõe de diferente é a criação de peças de maior valor estético, num ecodesign de qualidade.

Entre os artigos portugueses estão roupas do estilista Nuno Gama, cadeiras do designer Pedro Sottomayor ou pedras de calçada alternativas do arquitecto Aires Mateus. Também participam os arquitectos Adalberto Dias, Álvaro Siza, Souto Moura, Carrilho da Graça, Carvalho Araújo, Manuel Graça Dias e Nuno Sottomayor; os designers Filipe Alarcão, Alda Tomás, Francisco Providência e Pedro Silva Dias; e o estilista Luís Buchinho.

As peças portuguesas foram concebidas e criadas em três meses e deverão ser expostas em Portugal em Setembro.

in público

05 julho 2007

Energias renováveis aqui ao pé

Seguindo os posts do big foot que muito nos fazem pensar sobre o nosso planeta, deixo aqui um link de um novo blog sobre energias renováveis.

http://energiasrenovaveis.wordpress.com/

e a onda ambiental continua...

Festival Musa 2007

Há festivais que nos querem apenas dar o prazer da música. Outros há que só querem fazer dinheiro. E ainda existem outros que nos querem dar o prazer de ouvir bandas míticas e um empurrão à consciência ambiental! Apresentamos o Festival Musa . Sob o mote – “preocupas-te?” – vamos ter todos a oportunidade de vibrar na areia da praia de Carcavelos ao som de Asian Dub Foundation, Suprah, Hiata, Drill e Moe´s Implosion, no dia 6; e Israel Vibration, Skaparapid, Jahvai, You should Go Head, Sexy Sundays e Biru no dia 7. E ainda assistir a debates, workshops, plantação de árvores. Tudo isto se passará sob uma lógica de sustentabilidade e redução do consumo de recursos. Agir a favor do planeta. A favor da nossa casa. Gostam da vossa casa? Então preocupem-se!

in le cool magazine

Aquecimento global terá feito desaparecer lago chileno

Pode um lago desaparecer em apenas algumas semanas? Sim, e a culpa é das alterações climáticas. Esta é, pelo menos, a explicação que um grupo de cientistas adianta para o que aconteceu no Sul do Chile. Bastaram dois meses para que um espelho de água gelada, com uma área de dois hectares, segundo a BBC, desse lugar a uma gigantesca cratera seca salpicada por pedaços de gelo. Em Março foi visto - em Maio já não estava lá.Especialistas citados ontem pela televisão explicam que os glaciares, quando começaram a derreter, aumentaram demasiado a pressão sobre a parede de gelo que até então funcionava como um tampão. A exemplo de uma garrafa de champanhe que se abre, a "rolha" saltou e o líquido que ali estava contido esvaiu-se. Andres Rivera, especialista em glaciares do Centro de Estudos Científicos do Chile, acredita que, após a parede de gelo ter cedido, a água do lago pôde escoar pela fenda de um fiorde em direcção ao mar. Ainda segundo a BBC, o investigador chileno sobrevoou a zona na última segunda-feira e teve oportunidade de tirar centenas de fotografias do local onde, até Março, houve um lago.

in Público

Incrível, não é??

04 julho 2007

O que está em causa...


Bruxelas exige que Portugal acabe com o IVA sobre o Imposto Automóvel. Pode acabar tudo em tribunal.

A Comissão Europeia pediu formalmente a Portugal para alterar a legislação tributária no sentido de acabar com a incidência de IVA sobre o Imposto Automóvel (IA), a qual encarece o preço de venda final dos carros.

- Esta recomendação aplica-se apenas ao regime tributário em vigor até 30 de Junho, não considerando as alterações introduzidas com o novo regime de imposto automóvel e que entrou em vigor no passado dia 1 de Julho.
- Os contribuintes – particulares, concessionários, marcas oficiais e agentes distribuidores – podem tentar reclamar junto dos tribunais

Caso Portugal acate a decisão de Bruxelas, os consumidores poderiam ter uma redução que oscila entre os 2% e os 6% no preço do carro. Por exemplo um Audi A4 teria uma redução de 3,64%, o que corresponde.


in Diário Económico

03 julho 2007

Meu Pé de Laranja Lima


Este é o título de um romance brasileiro vocacionado para um público infantil e juvenil, ainda que tristonho, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado em 1968.

Nele lemos a história do “pequeno” (como agora está na moda dizer-se por aí…) Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa, com mãe operária, pai desempregado e uma série de filhos, que cuidavam uns dos outros.

Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas e, claro, bem traquinas, que lhe eram recompensadas com castigos e repreensões. Com falta do carinho de que precisava, Zezé acabou por encontrar no quintal da sua nova casa uma pequena árvore com a qual desabafava e conversava (onde pensam que a Floribela vai buscar inspiração?).

Segundo os críticos das literaturas, que andam sempre à cata de interpretações, é um romance que nos transmite algumas lições de vida, especialmente sobre as atitudes de todos nós, seres humanos, perante determinadas situações.

Confesso que li este livro quando tinha 8 ou 9 anos. E não achei grande piada. Se calhar era demasiado nova para compreender as ramificações da laranja lima. Mas fiquei-me com o pé!

02 julho 2007

Para quem quer estar a par do que se passa no mundo da música...

A Blitz festejou 1 ano ... na sua nova versão.

Para além da revista mensal que podem adquirir num quiosque perto de vocês, também está disponível a versão online em
http://blitz.aeiou.pt/

Trazias tanto mar na pele dos dedos

Trazias tanto mar na pele dos dedos
onde o teu corpo é sempre o meu princípio
de nunca querer chegar
ao fim a voz da vaga
quantas vezes te disse e te cantei?

Quantas vezes sal de pôr na boca
Quantas vezes concha seios de maré
búzio de carne
um leito de água no teu ventre
de marulhado espasmo musical?

E quando a água aquecia nossa fúria
quantas vezes sentimos que o mar não era tudo
e os olhos queriam mais no meio dos ruídos casuarinos
um ximbicar nas coisas sem limite.

Mas põe o nosso corpo nestas dunas
de sol pleno e todo destapado
alimentando o lago da miragem
que se descobre na esquina onde só era
o nu da luz na escassez de arbustos
de um pouco-a-pouco deste ar sopro quente
que a nossa boca expira para a boca
e os nossos olhos prolongam para sul.

Aqui pressinto o que faltava quase
ao nosso mar
para que fosse a imensidão
mais simples mais essencial.
Ouve-me então nesta coragem de planta
amor eu penso a minha curva de Welwitchia
erecta em solidão da tua ausência
depois que trouxeste tanto mar na pele dos dedos.


Poema do angolano Manuel Rui, do livro Cinco Vezes Onze Poemas em Novembro, publicado em Luanda em 1985.