27 outubro 2008
21 outubro 2008
Coisas de pés
Um atento e bem-disposto leitor enviou uma sugestão para uma postagem. Aqui vai ela. E obrigada! :))
Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene. No Brasil, chulé é também uma pessoa que fica incomodando ou perseguindo a outra. Criou-se o jargão "sai chulé!"
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
15 outubro 2008
17 de Outubro - Dia Mundial Contra a Erradicação da Pobreza
A próxima sexta-feira, dia 17 de Outubro, é o dia mundial contra a erradicação da pobreza. A iniciativa "Levanta-te e Actua Contra a Pobreza e pelos Objectivos do Milénio" vai ser celebrada em vários pontos do mundo. Em Portugal várias são as organizações sociais, empresas, escolas, pessoas em nome individual que se vão associar a esta iniciativa levantando-se e exigindo aos responsáveis políticos que cumpram as suas promessas.
2015 será o ano que marcará o final do período para alcançar os Objectivos do Milénio, já não falta muito, por isso exige-se ACÇÃO de todos nós.
Na Índia serão 100 milhões de pessoas a levantarem-se contra a pobreza. Esta expressividade será impossível para nós "pequenos tugas", mas levantaremo-nos à nossa escala.
Consultem a página portuguesa da iniciativa em http://www.levanta-te.org/
Se quiserem ouvir o hino da iniciativa e testemunhos de "celebridades" é só inserir o seguinte endereço: http://www.youtube.com/inmyname
2015 será o ano que marcará o final do período para alcançar os Objectivos do Milénio, já não falta muito, por isso exige-se ACÇÃO de todos nós.
Na Índia serão 100 milhões de pessoas a levantarem-se contra a pobreza. Esta expressividade será impossível para nós "pequenos tugas", mas levantaremo-nos à nossa escala.
Consultem a página portuguesa da iniciativa em http://www.levanta-te.org/
Se quiserem ouvir o hino da iniciativa e testemunhos de "celebridades" é só inserir o seguinte endereço: http://www.youtube.com/inmyname
10 outubro 2008
Paz
Não podia deixar de existir este post: O Prémio Nobel da Paz de 2008 foi atribuído ao antigo presidente finlandês Martti Ahtisaari, pela sua mediação importante em alguns casos problemáticos do nosso mundo, como a independência de um dos mais bonitos países de África, a Namíbia.Actualmente, Martti preside a uma fundação cujo objectivo principal é gerir conflitos e potenciar o que agora se chama de segurança sustentável. A sustentabilidade passou há muito a linguagem do desenvolvimento, que também ultrapassou há muito a mera economia. Para uma visita: http://www.ahtisaari.fi/.
08 outubro 2008
Escritas
Tem mesmo rumos que o destino impõe.
Resta pois fazer a mala e precipitar um remate.
Escreveu Ruy Duarte de Carvalho, em Desmedida...
Resta pois fazer a mala e precipitar um remate.
Escreveu Ruy Duarte de Carvalho, em Desmedida...
07 outubro 2008
Pezinho de coentrada
Pezinho de porco de coentrada é um daqueles deliciosos (dizem os outros, porque eu nunca consegui comer) pratos típicos portugueses, vindo do nosso Alentejo. O cozido à portuguesa é outra iguaria muito nossa, muito lusa. Ups... A batata é um tubérculo que só chegou à Europa com as naus que a trouxeram do Novo Mundo. Afinal, há aqui uma manchinha de multiculturalidade que nos invade o estômago. E o coração, e a cabeça, seguindo Camilo Castelo Branco, esse nosso escritor.

O vizinho deste cartaz (quase a sair ou já saído) é o nosso muito querido Marquês de Pombal, considerado por muitos como o melhor primeiro-ministro deste longo e puro reino. Que heresia: afinal ele era neto de uma guineense. E que brilhante português!
02 outubro 2008
Pés desavindos
Em exclusivo mundial (assim o disseram), a SIC revelou que Israel está a desenvolver um plano para chegar a um entendimento com o Estado-a-ser palestiniano. Poderá significar o fim de um clima de terror permanente, de mortes sucessivas e de todas aquelas imagens desgraçadas que associamos a este longo conflito. Oxalá nenhum radical de ambos os lados boicote um possível entendimento. Inclusive, Israel está disposto a abdicar de territórios agrícolas, e isto para mim constitui uma boa nova. Mais uma oportunidade ou apenas mais uma esperança, como tantas outras?30 setembro 2008
Neos e ismos
Foi aí que me disseram uma das frases mais bonitas que ouvi hoje (também porque a conversa se arrastou por pós-colonialismos, pós-modernismos e outros ismos que tais): "andamos num mundo que vive na espuma do mar em vez de mergulhar na profundidade".
25 setembro 2008
Títulos com grande imaginação!
Alguns (maus) títulos de filmes em português. Só grandes traduções!
Must Love Dogs - Mulher com Cão Procura Homem com Coração
Gone Baby Gone - Vista Pela Última Vez
Balls of Fury - Não me Toques nas Bolas
Pretty Woman - Um Sonho de Mulher
Love Actually - O Amor Acontece
Die Hard - Assalto ao Arranha Céus
Harold and Kumar go to the White Castle - Grande Moca Meu
White Man Can't Jump - Branco não sabe meter
See No Evil - Coleccionador de Olhos
Jersey Girl - Era uma vez...um pai
Shallow Ha - O Amor é Cego
Snatch - Porcos e Diamantes
Serendipity - Feliz Acaso
Road Trip - Sem Regras
The Bucket List - Nunca É Tarde Demais
Forgetting Sarah Marshall - Um Belo Par...de Patins
Sleepy Hollow - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Bloodsport - Força Destruidora
Black Snake Moan - A Redenção
Must Love Dogs - Mulher com Cão Procura Homem com Coração
Gone Baby Gone - Vista Pela Última Vez
Balls of Fury - Não me Toques nas Bolas
Pretty Woman - Um Sonho de Mulher
Love Actually - O Amor Acontece
Die Hard - Assalto ao Arranha Céus
Harold and Kumar go to the White Castle - Grande Moca Meu
White Man Can't Jump - Branco não sabe meter
See No Evil - Coleccionador de Olhos
Jersey Girl - Era uma vez...um pai
Shallow Ha - O Amor é Cego
Snatch - Porcos e Diamantes
Serendipity - Feliz Acaso
Road Trip - Sem Regras
The Bucket List - Nunca É Tarde Demais
Forgetting Sarah Marshall - Um Belo Par...de Patins
Sleepy Hollow - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Bloodsport - Força Destruidora
Black Snake Moan - A Redenção
22 setembro 2008
Pés que chegam
Na vida tudo é mudança, já dizia o nosso Camões num dos seus mais conhecidos sonetos. Olá, Outono! Bem-vindo! Mais um ciclo que inicia e se adivinha muito bom.Outras mudanças: parece que Zuma e Mbeki andam de candeias totalmente às avessas e mais uma mudança se adivinha na África do Sul. E outra em Israel. Este mundo não pára. E não pára de surpreender. Mas viva sempre o espírito positivo!
Permanecerá o essencial com tamanha rotatividade?
19 setembro 2008
Pé rico, pé pobre
No Diário Económico de hoje lê-se esta frase de João Paulo Guerra:
"Portugal, país do primeiro mundo rico, tem hoje dois milhões de habitantes que necessitam de ajuda alimentar. Com a persistência da política anti-social, mitigada por esmolas, daqui por uns anos terá três milhões."
Assustador. Ainda para mais porque tenho sérias dúvidas se Portugal será um país do "primeiro mundo rico". O que torna a previsão ainda mais preocupante.
17 setembro 2008
Heróis
Celebra-se hoje em Angola (quando já são conhecidos os resultados finais das eleições legislativas decorrentes no passado 5 de Setembro) o Dia do Herói Nacional.Foi a 17 de Setembro de 1922 que Agostinho Neto nasceu. A figura do primeiro Presidente da República Popular de Angola é, assim, a figura central deste dia. Dei uma espreitadela à imprensa angolana de hoje e Neto está em grande destaque.
Só uma pergunta: e os outros heróis nacionais? Ainda que o Pai da Nação, como também é conhecido, simbolize esta data, creio que serão de lembrar com igual destaque figuras como Hoji Ya Henda, Mário Pinto de Andrade, Imortal (já desaparecidos, porque dos vivos não trato agora) e tantos outros que desempenharam os seus papéis na conquista da liberdade deste país. Ou então há que mudar o nome desta data. Agostinho Neto, pelo que representou para Angola, metaforiza-os, mas sem que os heróis se excluam.
15 setembro 2008
11 setembro 2008
Os 11 de Setembro
Completam-se hoje sete anos sobre os ataques terroristas a alguns símbolos da democracia, do poder e da excelência norte-americana. É com a data de hoje ("0" 11 de Setembro) que se recorda a morte de milhares de pessoas e, na minha opinião, o início de uma nova era, mais além da chamada nova ordem mundial anunciada por George Bush (o pai, leia-se) após o fim (?) do império de leste. Elegem-se agora novos actores do eixo do mal.
Há ainda um 11 de Setembro nefasto a celebrar. Hoje é o Dia Nacional da Catalunha, o dia em que esta nação (assim considerada constitucionalmente em Espanha) recorda a tomada de Barcelona e a consequente perda da Guerra da Sucessão Espanhola, que comprometeu a desejada independência. Até hoje.
(uma nota pessoal: big foot, por lá há muitos feriados... Que maco!)
09 setembro 2008
Mais surpresas neste mundo
Resolvi fazer um post com algumas das interrogações que me invadiram nos últimos tempos por causa de notícias variadas, da vida política, da vida escolar e da ciência (exacta, pois claro...).A ciência (exacta, repito): cientistas descobriram que os homens têm um gene ou uma variação genética que os impede de ser monogâmicos. Então e as mulheres? Não terão igualmente uma justificação criteriosa e científica para a impossibilidade de se manterem fiéis a um parceiro? Nem vou adiantar-me em considerações de índole social e de convenções impostas em determinados lugares, ou invocar estudos em animais de laboratório para justificar estas conclusões, porque há fêmeas de espécies de bichinhos que são poligâmicas... Discriminação com base no género?
Vamos a outra: hoje sabemos que as taxas de repetição de ano nas escolas portuguesas é a mais baixa da última década! Uau! É muito bom visto assim. Mas quem sabe do que se passa nas escolas e das exigências em passar os alunos, pode ficar preocupado. Eu estou apenas com um ponto de interrogação.
Por fim, a minha querida Angola. "A Vitória É Certa": já o MPLA proclamava aquando da luta de libertação. Eu previa que o MPLA ganhasse as eleições que decorreram no passado dia 5 (e 6 em algumas assembleias), mas confesso a minha surpresa ao ver que foi por uma margem tão grande. Este é o ponto de interrogação mais pequeno deste post, porque acredito com firmeza num futuro sorridente!
04 setembro 2008
Dia de reflexão
Ontem foi tolerância de ponto e hoje é dia de reflexão em Angola por causa das eleições de amanhã. Visitei o blog de um amigo e li uma recolha de informações sobre a imprensa nacional e o MPLA. Vale a pena visitar http://www.soantes.blogspot.com, onde há outros bonitos textos.
03 setembro 2008
Angola
Quase diariamente leio notícias de Angola. Umas dão conta do crescimento económico, outras alertam para os perigos da petróleo-dependência da economia angolana, algumas relatam o que se vai passando na cultura e muitas mais na vida política desse país quase em eleições.Hoje li duas que me surpreenderam e que confirmam as suspeitas que já tinha sobre os meios de comunicação social. Esta minha atitude não é exclusiva para com Angola, estendendo-se a todos os reinos dos mass media. Retomando as notícias: uma afirma que em Angola já não existem deslocados de guerra e a outra mostra que o fluxo de turistas no país aumentou 62% em relação a 2006.
O que eu me pergunto é: quem fugiu da guerra para as cidades e não regressou à terra natal já não conta como deslocado? Qualquer estrangeiro que entre em Angola é considerado turista?
24 agosto 2008
Tudo vale a pena quando o pé...
Tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Pessoa escreveu-o e nós não nos cansamos de o repetir. Poderemos, até, melhorar: Tudo vale a pena porque a alma não é pequena.
E o que vale a pena? Por exemplo, e para começar, ir a http://static.publico.clix.pt/docs/jogosolimpicos/saltoparaouro/ (um link generosamente partilhado).
Depois e amanhã e depois, outras coisas surgirão que valem a pena. Que valem ser agarradas com as suas mãos, com os dois pés e com toda a força.
21 agosto 2008
Orgulho
Um exemplo de um grande atleta. A medalha de ouro nos Olímpicos de Pequim é um acrescento à sua medida. Estou com os pés irrequietos a tripassaltar!

17 agosto 2008
14 agosto 2008
Angolanidades
Com Angola em plena campanha eleitoral, vou vendo as notícias dos canais oficiais e vou sabendo pelas palavras de pés que estão no terreno o que não se quer mostrar.
Para celebrar o país, deixo a letra de "Liceu" Vieira Dias, nome grande da cultura angolana, para uma das mais bonitas músicas em kimbundu que conheço:
Muxima ue ue,
Muxima ue ue, muxima
Muxima ue ue,
Muxima ue ue, muxima
Se uamgambé uamga uami,
Guangui beke muá santana.
Se uamgambé uamga uami,
Guangui beke muá santana.
Kuato dilagi mugibê,
Kuato dilagi mugibê,
Kuato dilagi mugibê,
Lagi ni lagi kazókaua.
Kuato dilagi mugibê,
Kuato dilagi mugibê,
Kuato dilagi mugibê,
Lagi ni lagi kazókaua.
Para quem quiser ver a interpretação de Waldemar Bastos, basta ir a http://br.youtube.com/watch?v=dXmKqSX_GTg.
Um P.S.: Muxima significa coração e dá o nome a um santuário na região do Bengo (Nossa Senhora da Muxima), que amanhã estará repleto de crentes.
11 agosto 2008
Pés Olímpicos
Jogos Olímpicos de Pequim. Ainda não tivemos motivos para grandes sorrisos e celebrações, mas pode ser que a magia dos pés de Francis, Naide e, naturalmente, Nelson nos tragam o que necessitamos.
Vi com uma atenção desfocada a cerimónia de abertura (ao mesmo tempo que lia um livro sobre as intermináveis questões do Estado em África) e dela retenho:
- o espectáculo, palavra/concretização em todas as suas dimensões;
- o sorriso do Nelson, apesar do ridículo boné;
- a dimensão numérica de selecções como as dos EUA, China ou Rússia;
- a ausência de atletas femininas nas selecções do Qatar e da Arábia Saudita (e, creio, das Antilhas Holandesas).
Fica só esta nota, um lugar-comum da celebração das Olimpíadas dos tempos modernos.
08 agosto 2008
Pé em poema
minha erguida cidade ou tarde de cacimbo:
vem torturar-me o incansável pé: repito de pé
sempre que deixo a cama da perversão.
(poema "Saudável saudação" de João Maimona, um dos mais brilhantes poetas angolanos da actualidade)
04 agosto 2008
Alexandre
Alexander Soljenisyne, o seu autor, preso nos campos de concentração da antiga URSS e Nobel da Literatura, morreu.
É recordado por muitos como um dissidente e crítico do comunismo. Mas, na minha opinião, a sua crítica e o seu sofrimento basearam-se no reinado estalinista que de comunismo nada teve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



