30 junho 2008

Viva España

O desporto do pé na bola teve ontem uma boa exibição, com a Espanha a levar a melhor sobre a Alemanha no campeonato europeu. Fiquei contente.

Xavi Hernandez foi eleito o melhor jogador do Euro 2008, mas a minha preferência, no que toca aos hermanos, vai para o senhor da foto, Iker Casillas, que jogou bem com as preciosas mãos.

27 junho 2008

Belezas do mundo

Porque continua a haver motivos para acreditar...
- Nelson Mandela, o líder histórico do ANC, completa em Julho 90 anos, preenchidos de lutas, de sofrimento e de um rosto que não deixou de sorrir;
- Ramos Horta permanece no cargo para o qual foi eleito, prescindindo do conforto de Genebra à frente do Alto Comissariado para os Direitos Humanos;
- Bill Gates deixa em definitivo (?) a Microsoft, dedicando-se às causas ligadas à sua Fundação;
- Um estudo concluiu que as norte-americanas bilingues hispano-inglês, quando falam espanhol são mais extrovertidas. Estou longe do bilinguismo, o idioma espanhol entrou tardiamente na minha vida, mas, estranhamente, acontece-me o mesmo... Pensava que tinha a ver com os interlocutores, mas haverá um qualquer processo mental nesta minha atitude;
- Falando de espanhol: é uma das línguas faladas na final do Euro 2008. Espero que prevaleça sobre o alemão, ainda que os catalães e os bascos fiquem tristes.

24 junho 2008

São João, San Juan


Barcelona, Las Palmas, Curitiba, Almada, Porto: entre muitas outras cidades por este mundo fora, estas hoje estão em festa/feriado, por causa das celebrações em honra de São João.
Para quem gostar de cerveja a acompanhar os festejos e quiser saber o preço em vários países do mundo, o site http://www.pintprice.com/ é um bom guia. Só a título de curiosidade, em Barcelona o preço médio é de 3,31€, em Las Palmas 2,65€ e no Porto 1,52.

20 junho 2008

Mais a Sul

Recuperando o Chávez do post de Mindinho: Mário Soares apresentou a faceta de democrata do presidente bolivariano, principalmente (do que me lembro, foi o factor mais relevado neste contexto) porque no seu país há liberdade de expressão e de participação, manifestas numa série de partidos políticos autorizados e na realização de diversas eleições e referendos.
A democracia participativa poderá ter nas eleições livres uma das suas manifestações. Mas não se pode ver com as lentes de exclusividade, creio.
Em Setembro, Angola vai conhecer o seu segundo momento eleitoral, um país que já está no pluripartidarismo há mais de 15 anos. Quem quiser espreitar um vídeo sobre o rumo até ao sufrágio, vá a http://www.minibusmedia-dvdeleicoes.org/.

19 junho 2008

República Bolivariana de Venezuela

Sabiam que o nome oficial da Venezuela é "República Bolivariana de Venezuela"? Ah pois é ... aprendi ontem a ver a entrevista que don Mário (Soares) fez a Hugo Chávez ...
O nome deve-se a Simón Bolívar (Caracas, 1783—1830), militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da "América Espanhola" (ou seja, partes da América colonizadas por nuestros hermanos).

Para Bolívar "O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos". Procurava constituir um grupo de nações livres e independentes e democráticas.

Ideais muito praticados na Venezuela...

Uma curiosidade (mais uma!), sabiam que a orquídea é a flor oficial da venezuela?

17 junho 2008

Água em exposição

Uma sugestão para pôr os pés no país hermano é ir até Zaragoza, visitar a Expo 2008, que começou ainda agora.
O grande tema é a água, bem que pode ser cada vez mais escasso e até causa de conflitos. Aliás, se olharmos para o Médio Oriente (já agora, dúvida: é médio em relação a quê?), e tentarmos ver a Palestina, apercebemo-nos que a água e os terrenos aráveis estão na base de uma tensão que se vai arrastando...
Antes de irem a Zaragoza, espreitem http://www.expozaragoza2008.es/.

12 junho 2008

Santo António




Pode ser menos ou mais (como o da foto) estilizado. Pode falar pela pena do Padre António Vieira em sermões aos peixes, que os humanos já lá não vão.
Mas há uma dúvida que vai subsistindo: de Pádua ou de Lisboa?
Os locais "de" não serão tão importantes. O que interessa mesmo é que o Santo António é "em" Lisboa. E com excelente companhia.

11 junho 2008

Tudo por todos?


E numa altura em que o Euro 2008 preenche as conversas de muitos tugas espreitem este site http://www.tudoportodos.com/

Aqui podem ir até aos quartos dos jogadores da "nossa" selecção, uhmmm :) Hoje esperamos que os "incríveis" (como são chamados por um cromo da tv) nos levem até aos quartos ... de final :)


05 junho 2008

Chegou o Rolhão!

Já todos conhecem o Papelão (ecoponto azul), o Vidrão (ecoponto verde) e o Embalão (ecoponto amarelo). Agora chega o Rolhão cujo objectivo é recolher rolhas de cortiça para reciclagem.

"Esta iniciativa insere-se no projecto da Quercus “Green Cork” cujo objectivo passa pela transformação das rolhas usadas em outros produtos e no financiamento parcial do programa “Criar Bosques, conservar a Biodiversidade”.As rolhas recolhidas serão vendidas à Corticeira Amorim que as reutilizará, depois de serem submetidas a um processo de trituração, em novos produtos, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos ou revestimentos. O valor adquirido será investido na plantação de carvalhos, azinheiras e sobreiros por todo o país. O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological.
Os pontos de recolha estarão em todos os Hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros.O objectivo é atingir, em quatro anos, 30 por cento de reciclagem das rolhas de cortiça."

www.publico.clix.pt

Dia Mundial do Ambiente

Para melhorar as condições deste ponto azul visto da lua, por onde os nossos pés andam, celebra-se hoje o Dia Mundial do Ambiente. A frase desta edição de 2008 é "Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono". Nesta mudança de hábitos, a palavra de ordem é "reciclar". Pena que no concelho que acolhe os meus pés não se faça a reciclagem de embalagens. É o único no país nestas condições, ouvi dizer...

02 junho 2008

Crepes de marisco

E quando aparece um pitufo à hora de jantar com fome, o que fazer? Crepes de marisco com salada de batata e maçã!
É muito fácil: fazem-se crepes normalitos e prepara-se o recheio com molho béchamel, ervas aromáticas (usei orégãos e cebolinho), marisco (camarões bem grandes são os melhores para o petisco) e umas gotas de limão. Enrolam-se, fecham-se com a ajuda de palitos, passam-se por ovo e pão ralado e põem-se a fritar. O aspecto com que ficam é parecido com o da foto ao lado, que, confesso, roubei na fantástica Internet.
Para acompanhar, uma fresca salada de batata cozida com maçã crua, cortadas em pedaços pequenos.

27 maio 2008

Diálogos interculturais

2008 é o Ano Europeu do Diálogo Intercultural. Em pequenos gestos individuais, podemos tornar-nos inter e multiculturais, de modo a conhecer e compreender o nosso Outro.
Nas minhas "aulas" de catalão, vou aprendendo umas palavras que me aproximam mais desta nação ibérica:
Amo l'aroma d'aquest brot da menta que portes clavada dins al tu sumrís...

25 maio 2008

Dia de África




Comemora-se hoje a fundação da Organização da Unidade Africana, criada na Etiópia no ano de 1963, à qual sucedeu a actual União Africana, cuja bandeira está aqui ao lado e cujo website é http://www.africa-union.org. Apenas uma nota: o português é uma das línguas oficiais, a par do inglês, do francês e do árabe, mas a página ainda está em contrução.
Esta data foi escolhida para celebrar o Dia de África, continente especial para este pezinho.


23 maio 2008

África do Sul


Nos últimos dias, as notícias que chegam da longínqua África do Sul dizem-nos que a espiral de violência xenófoba não pára. Já são milhares os mortos, feridos e deslocados vítimas das acções dos "legitimamente" (seja lá o que isso for) sul-africanos contra emigrantes moçambicanos e de outros países africanos vizinhos.
Há pouco tempo, li um livro do senhor da foto, J. M. Coetzee, prémio Nobel de literatura sul-africano: Desgraça. Com uma escrita demasiado seca, sem curvas melodiosas dos sonhos das palavras poéticas, impressionou-me pela construção das vidas após o sofrimento, após a violação, após o despedimento, numa sociedade marcada pelas relações tensas entre brancos e negros, entre donos da terra e explorados.
Não é o meu livro preferido dele, mas veio-me à memória agora.

16 maio 2008

Canárias

O meu pezinho andou pelo região ultraperiférica das Canárias, em concreto na Gran, onde se situa Las Palmas e a casa desta foto, pertencente ao navegador Colombo, cuja nacionalidade ainda é uma incógnita...
Pela primeira vez que estive numa ilha, não senti o meu apelo continental. Não desejei escapar dali o mais depressa possível para não estar rodeada de mar e de poucas hipóteses de uma fuga bem sucedida caso dela necessitasse. Os dias correram velozes (o tempo e a sua sensação têm destas coisas). As pessoas reencontradas simbolizam abraços. E Las Palmas tornou-se, magicamente, um dos meus lugares de afecto, como há bastante tempo não conhecia um.

14 maio 2008

Ensaio sobre a Cegueira - O Filme

O filme que abre o festival de cinema de Cannes é Blindness, a adaptação aos ecrãs do livro de José Saramago "Ensaio sobre a Cegueira". Quem já leu o livro (e alguns pézinhos amigos já o fizeram) dizem que é preciso ter "estômago" para acompanhar a história.

No filme assistimos a uma cidade tomada por uma inexplicável epidemia de cegueira. Uma mulher tem de guiar um grupo através do caos de uma sociedade em que o ser humano está condenado ao totalitarismo, à violência e ao desaparecimento.

O elenco desta película é atraente :) Gabriel Garcia Bernal, Julianne Moore...

Vamos ver se Fernando Meirelles (cineasta brasileiro que foi autor de filmes bem conhecidos, como "Cidade de Deus" e o "Fiel Jardineiro) nos consegue atrair para as salas de cinema.
Podem acompanhar os desabafos de Fernando Meirelles no seu diário http://blogdeblindness.blogspot.com/ ou consultar a página oficial do filme http://www.blindness-themovie.com/


Vamos aguardar pelas críticas do Festival de Cannes.

13 maio 2008

Um pézinho pelo Xisto

Um destes dias os nossos pés passearam-se por uma das aldeias do xisto: Janeiro de Cima (Fundão). O rio Zêzere é um dos principais responsáveis para desfrutarmos de uma vista fantástica. Quem estiver interessado em passar por lá, siga as dicas dadas pelo sítio oficial das Aldeias do Xisto http://www.aldeiasdoxisto.pt/

05 maio 2008

30 abril 2008

2008 - Ano Internacional da Batata

Vejam só a importância da batata. Toca a meter mãos à obra, vamos precisar de muitas arrobas.

"A ONU sugere que o futuro da alimentação mundial está num tubérculo - e designou 2008 como o Ano Internacional da Batata.
A batata já é o terceiro principal alimento da humanidade (os dois primeiros: trigo e arroz). Mas, com o preço dos cereais a subir nos mercados internacionais, as Nações Unidas olham para o tubérculo como o "alimento do futuro".
A solução para contornar o problema do aumento dos preços dos cereais, considera a FAO, passa por estimular a cultura e o consumo da batata. No ano passado foram produzidos 320 milhões de toneladas de batata em 100 países - um número recorde, mas que mesmo assim a FAO pretende aumentar. Para aumentar a "consciencialização da importância da batata", a ONU designou 2008 como o "ano internacional da batata".
Hoje, a batata é objecto de reflexão científica e política. Há um museu da batata (www.potatomuseum.com); um Parque da Batata (região de 14 mil hectares no Peru dedicada a preservar os modos de vida indígenas); um Centro Internacional da Batata (www.cipotato.org); um Congresso Mundial da Batata (www.potatocongress.org)."

29 abril 2008

Há portugueses muito crazy!!!

Querem alinhar numa grande aventura por África? Juntem-se ao desafio Timbuktu Challenge. Eles avisam, é só para aventureiros...

"O objectivo desta aventura é alcançar a mítica cidade de Timbuktu, no Mali. Para isso os participantes terão que suportar 20 dias a andar de carro em África a atravessar o Sahara por trilhos e dunas.Grande parte das noites serão passadas a acampar no deserto e os dias no meio da poeira levantada pelos carros. Na ementa terão, além do pó e areia, conservas em lata (quem as levar, claro).Esta aventura será dura certamente, mas em compensação terão a rara oportunidade de ver e sentir África de uma forma única."

28 abril 2008

Costa Nova

O sol da Costa Nova banha alguns dos pés por lá encaminhados...


Os roteiros gastronómicos são uma das nossas preferências. Este foi um dos Zés:


que tem como especalidade Caldeirada de Enguias...

O outro Zé tem verdadeiras delícias... A bolacha americana e as tripas (devidamente recheadas com chocolate)...

E por Aveiro, recomenda-se uma ida ao Mercado Negro:

23 abril 2008

Histórias do Mundo

Há pés que viajam pelo mundo para encontrarem a diversidade e, deste modo, se encontrarem a si próprios.
Estas são as ideias que estão na base do projecto de duas pessoas:

«Viver um ano pelo mundo. Conhecer a liberdade por dentro, “enquanto houver estrada para andar, enquanto houver ventos e mar...”. Resumir responsabilidades. Apenas uma: contar uma história do mundo por semana. Contar a história das nossas maravilhas do mundo. O nosso Património da Humanidade.Como? Enviando crónicas de texto e fotografia para revistas e jornais que estejam interessados na sua publicação.Como pensam as pessoas na Patagónia, como sentem as pedras da muralha da China, como pescam na Indonésia, como vivem no Laos, na Tanzânia, no Tibete? Que histórias têm para contar?Esta viagem é muito mais do que um projecto. É uma mudança de vida.»


A aventura pode ser acompanhada em http://historiasdomundo.blogspot.com/

Livros

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Livro. Por isso, este poderia ser um post banal sobre as virtualidades da leitura, as viagens que um livro bem escolhido nos proporciona, etc. e blá-blá-blá. O que todos, enfim, já sabemos sobre grande parte dos livros.

Mesmo assim, não resisto a um lugar-comum da minha vida: a literatura angolana. A minha proposta para este dia é As Aventuras de Ngunga, do autor que tem duas vezes "pé" no nome. Escrito em 1973, em plena guerra de libertação, apresenta-nos um "pioneiro" - palavra que o MPLA arranjou para menino-soldado - que vai crescendo e aprendendo as linhas de construção da sua vida e do seu país.

Não sou particularmente adepta de literatura panfletária, mas esta ideia surgiu-me hoje ao ouvir a apresentação de um programa educacional à escala global, para que um número maior de crianças tenha acesso à escola. Em vez de uma arma, muitos meninos-soldados deveriam ter na mão lápis e caderno.

Foi esse o pensamento de Pepetela ao escrever este livro: ser um manual de aprendizagem de leitura para os pioneiros que combatiam com os mais velhos pela libertação do seu país.

18 abril 2008

Pés na Catalunya

Com o Che a observar-nos, do alto do duplex da Clau em Barcelona, os nossos pezinhos depois de um dia de trabalho (para o pé da esquerda) e de passeio (para o pé da direita).

17 abril 2008

Pé na bola

Estou em minoria neste blog, no que toca ao desporto chamado "pé na bola" (tradução livre do inglês football). E nem preciso de mais palavras para explicar a imagem: mais ou menos toda a gente tem conhecimento dos 5 golos verduscos (contra os 3 encarnados) que deram ontem acesso ao SCP à final da Taça de Portugal.