30 setembro 2008

Neos e ismos

Tudo por causa da crise financeira que alastra pelas notícias, pelo mundo e etc., hoje debati o neo-liberalismo de uma forma que me fez compreender muitas coisas que ultrapassam a minha economopatia. Com um café a acompanhar soube muito melhor.

Foi aí que me disseram uma das frases mais bonitas que ouvi hoje (também porque a conversa se arrastou por pós-colonialismos, pós-modernismos e outros ismos que tais): "andamos num mundo que vive na espuma do mar em vez de mergulhar na profundidade".

25 setembro 2008

Títulos com grande imaginação!

Alguns (maus) títulos de filmes em português. Só grandes traduções!

Must Love Dogs - Mulher com Cão Procura Homem com Coração
Gone Baby Gone - Vista Pela Última Vez
Balls of Fury - Não me Toques nas Bolas
Pretty Woman - Um Sonho de Mulher
Love Actually - O Amor Acontece
Die Hard - Assalto ao Arranha Céus
Harold and Kumar go to the White Castle - Grande Moca Meu
White Man Can't Jump - Branco não sabe meter
See No Evil - Coleccionador de Olhos
Jersey Girl - Era uma vez...um pai
Shallow Ha - O Amor é Cego
Snatch - Porcos e Diamantes
Serendipity - Feliz Acaso
Road Trip - Sem Regras
The Bucket List - Nunca É Tarde Demais
Forgetting Sarah Marshall - Um Belo Par...de Patins
Sleepy Hollow - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Bloodsport - Força Destruidora
Black Snake Moan - A Redenção

Pegadas

Fui roubar esta imagem ao blog do Soantes, que a intitulou "por aqui passaram". Será na Caota? Não interessa, parece-me areia sulana... E como tem tudo a ver com este blog, cometi este pequeno delito!

22 setembro 2008

Pés que chegam

Na vida tudo é mudança, já dizia o nosso Camões num dos seus mais conhecidos sonetos. Olá, Outono! Bem-vindo! Mais um ciclo que inicia e se adivinha muito bom.
Outras mudanças: parece que Zuma e Mbeki andam de candeias totalmente às avessas e mais uma mudança se adivinha na África do Sul. E outra em Israel. Este mundo não pára. E não pára de surpreender. Mas viva sempre o espírito positivo!
Permanecerá o essencial com tamanha rotatividade?

19 setembro 2008

Pé rico, pé pobre

No Diário Económico de hoje lê-se esta frase de João Paulo Guerra:
"Portugal, país do primeiro mundo rico, tem hoje dois milhões de habitantes que necessitam de ajuda alimentar. Com a persistência da política anti-social, mitigada por esmolas, daqui por uns anos terá três milhões."
Assustador. Ainda para mais porque tenho sérias dúvidas se Portugal será um país do "primeiro mundo rico". O que torna a previsão ainda mais preocupante.

17 setembro 2008

Heróis

Celebra-se hoje em Angola (quando já são conhecidos os resultados finais das eleições legislativas decorrentes no passado 5 de Setembro) o Dia do Herói Nacional.
Foi a 17 de Setembro de 1922 que Agostinho Neto nasceu. A figura do primeiro Presidente da República Popular de Angola é, assim, a figura central deste dia. Dei uma espreitadela à imprensa angolana de hoje e Neto está em grande destaque.
Só uma pergunta: e os outros heróis nacionais? Ainda que o Pai da Nação, como também é conhecido, simbolize esta data, creio que serão de lembrar com igual destaque figuras como Hoji Ya Henda, Mário Pinto de Andrade, Imortal (já desaparecidos, porque dos vivos não trato agora) e tantos outros que desempenharam os seus papéis na conquista da liberdade deste país. Ou então há que mudar o nome desta data. Agostinho Neto, pelo que representou para Angola, metaforiza-os, mas sem que os heróis se excluam.

15 setembro 2008

Vontades


Massagens nos pés, com a certa determinação das áreas e das suas ligações aos restantes órgãos do nosso corpo. Há quem diga que "massagem no pé é melhor do que cafuné"!

11 setembro 2008

Os 11 de Setembro

Completam-se hoje sete anos sobre os ataques terroristas a alguns símbolos da democracia, do poder e da excelência norte-americana. É com a data de hoje ("0" 11 de Setembro) que se recorda a morte de milhares de pessoas e, na minha opinião, o início de uma nova era, mais além da chamada nova ordem mundial anunciada por George Bush (o pai, leia-se) após o fim (?) do império de leste. Elegem-se agora novos actores do eixo do mal.
Há ainda um 11 de Setembro nefasto a celebrar. Hoje é o Dia Nacional da Catalunha, o dia em que esta nação (assim considerada constitucionalmente em Espanha) recorda a tomada de Barcelona e a consequente perda da Guerra da Sucessão Espanhola, que comprometeu a desejada independência. Até hoje.
(uma nota pessoal: big foot, por lá há muitos feriados... Que maco!)

09 setembro 2008

Mais surpresas neste mundo

Resolvi fazer um post com algumas das interrogações que me invadiram nos últimos tempos por causa de notícias variadas, da vida política, da vida escolar e da ciência (exacta, pois claro...).
A ciência (exacta, repito): cientistas descobriram que os homens têm um gene ou uma variação genética que os impede de ser monogâmicos. Então e as mulheres? Não terão igualmente uma justificação criteriosa e científica para a impossibilidade de se manterem fiéis a um parceiro? Nem vou adiantar-me em considerações de índole social e de convenções impostas em determinados lugares, ou invocar estudos em animais de laboratório para justificar estas conclusões, porque há fêmeas de espécies de bichinhos que são poligâmicas... Discriminação com base no género?
Vamos a outra: hoje sabemos que as taxas de repetição de ano nas escolas portuguesas é a mais baixa da última década! Uau! É muito bom visto assim. Mas quem sabe do que se passa nas escolas e das exigências em passar os alunos, pode ficar preocupado. Eu estou apenas com um ponto de interrogação.
Por fim, a minha querida Angola. "A Vitória É Certa": já o MPLA proclamava aquando da luta de libertação. Eu previa que o MPLA ganhasse as eleições que decorreram no passado dia 5 (e 6 em algumas assembleias), mas confesso a minha surpresa ao ver que foi por uma margem tão grande. Este é o ponto de interrogação mais pequeno deste post, porque acredito com firmeza num futuro sorridente!

04 setembro 2008

Dia de reflexão

Ontem foi tolerância de ponto e hoje é dia de reflexão em Angola por causa das eleições de amanhã. Visitei o blog de um amigo e li uma recolha de informações sobre a imprensa nacional e o MPLA. Vale a pena visitar http://www.soantes.blogspot.com, onde há outros bonitos textos.

03 setembro 2008

Angola

Quase diariamente leio notícias de Angola. Umas dão conta do crescimento económico, outras alertam para os perigos da petróleo-dependência da economia angolana, algumas relatam o que se vai passando na cultura e muitas mais na vida política desse país quase em eleições.
Hoje li duas que me surpreenderam e que confirmam as suspeitas que já tinha sobre os meios de comunicação social. Esta minha atitude não é exclusiva para com Angola, estendendo-se a todos os reinos dos mass media. Retomando as notícias: uma afirma que em Angola já não existem deslocados de guerra e a outra mostra que o fluxo de turistas no país aumentou 62% em relação a 2006.
O que eu me pergunto é: quem fugiu da guerra para as cidades e não regressou à terra natal já não conta como deslocado? Qualquer estrangeiro que entre em Angola é considerado turista?