28 março 2008

Aruba

Surge hoje uma nova rúbrica no nosso blog: Geografia Mundial. Tal rúbrica é suscitada, em muito, pelos pés amigos que se vão espalhando pelo mundo. Mas não nos iremos restringir somente a locais já visitados por nós (Bif Foot, Mindinho e Pézinho de Lã), e pelos nossos pares. Vamos dando aqui umas liçõezinhas de geografia. Confesso que eu bem preciso :).

Também podem fazer sugestões de locais que gostassem de ver aqui apresentados.

Hoje vamos a Aruba, um destino de férias de um pézinho que anda por Los Angeles, Califórnia, EUA.



Aruba é um território autónomo neerlandês das Caraíbas, ao largo da costa da Venezuela. Além da Venezuela, o seu vizinho mais próximo é outro território neerlandês: as Antilhas Neerlandesas.


Aruba foi descoberta e ocupada em 1499 por exploradores espanhóis e adquirida pelos Países Baixos em 1636. A ilha separou-se das Antilhas Neerlandesas a 1 de Janeiro de 1986 e tornou-se uma dependência autónoma do Reino dos Países Baixos.
Como território dependente dos Países Baixos, Aruba pode considerar-se parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca (a Rainha Beatriz dos Países Baixos) é representada na ilha por um Governador. No entanto, a ilha tem um governo próprio, dirigido por um Primeiro-Ministro, nomeado de acordo com as eleições democráticas para o parlamento. As relações exteriores e a defesa estão a cargo do governo central neerlandês.
A economia de Aruba é dominada pelo turismo e por uma refinaria de petróleo, aberta em 1924.
Composição étnica: a maioria da população descende de europeus e indígenas caribenhos. Houve também imigração de países latino-americanos e norte-americanos.
Religião: católica, na sua maioria. Há uma minoria protestante e pequenos núcleos judeus, muçulmanos e hindus.
Idiomas: o neerlandês é oficial. A língua mais utilizada, assim como em Bonaire e Curaçao, é o papiamento, um dialeto local oriundo do português (falado pelos judeus e escravos africanos, constituindo 60% de seu léxico), com elementos do espanhol, inglês, holandês, e línguas africanas.
Principais Cidades: Oranjestad (capital), Palm Beach, Sint Nicolaas.


Fonte: adaptado de www.wikipedia.org

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá mindinho está muito fixe a tua postagem e muito interessante
Muitos Beijinhos dos teus sobrinhos mais velhos

Anónimo disse...

Olá mindinho está muito fixe a tua postagem e muito interessante
Muitos Beijinhos dos teus sobrinhos mais velhos

Anónimo disse...

Olá mindinho está muito fixe a tua postagem e muito interessante
Muitos Beijinhos dos teus sobrinhos mais velhos